Facepe comemora 30 anos nesta terça-feira (03/12) lançando revista especializada

3 meses ago

Nesta terça-feira (03/12), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) dá início às comemorações pelos seus 30 anos de existência, com o lançamento da revista “Inovação e Desenvolvimento”, periódico semestral da Fundação que estará disponível em formato digital no site da instituição. O lançamento ocorrerá às 15h no salão nobre da sede da fundação, na Rua Benfica, 150, Madalena.

A revista Inovação & Desenvolvimento chega com a missão de divulgar os avanços conquistados a partir das pesquisas apoiadas pela Facepe. A cada semestre, a publicação vai se aprofundar em um tema específico. A primeira edição da revista conta com reportagens do jornalista Daniel França e traz histórias da relevância histórica da Fundação, sua importante contribuição para a difusão e fomento da ciência, tecnologia e inovação junto à sociedade brasileira e internacional. O editorial destaca ainda o compromisso de preservar a memória das ações realizadas pela Facepe nestes 30 anos de existência.

A Facepe foi a primeira fundação estadual de apoio à pesquisa (FAP) do Nordeste e surgiu da combinação de lutas históricas das comunidades científicas nacional e de Pernambuco. Os esforços da comunidade científica fizeram do Estado um dos pioneiros no país na institucionalização da pesquisa. O órgão foi criado por Lei Estadual (Nº 10.401, de 26 de dezembro de 1989).

Além do lançamento da revista, o evento vai contar também com a apresentação de um selo comemorativo, elaborado pelos Correios, que marca os 30 anos da Facepe. A instituição planeja ainda uma série de atividades ao longo de 2020. Em março, por exemplo, uma exposição itinerante com informações sobre os 30 anos será inaugurada na Assembleia Legislativa e posteriormente a mostra vai percorrer as principais universidades do estado.