GOVERNO DE PERNAMBUCO ENTREGA MAIS UM TELECENTRO NO GRANDE RECIFE

by Ailton Pedroza
3 meses ago
207 Views

A unidade de inclusão digital foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (25), no Alto José Bonifácio, e contou com a presença da Vice-Governadora Luciana Santos.

 

Estudantes e moradores do bairro de Casa Amarela poderão ter acesso à internet e a cursos de inclusão digital a partir desta segunda-feira (25). É que a Escola Estadual Caio Pereira, no Alto José Bonifácio, recebeu novos mobiliários, computadores (Servidor e Estações de Trabalho), uma impressora multifuncional, projetor multimídia, televisor de 42 polegadas e ar condicionado. Esses equipamentos compõem o mais novo telecentro da unidade de ensino, que vai oferecer um espaço de inclusão digital com cursos básicos de informática.

A iniciativa, que faz parte da emenda parlamentar da então deputada federal, Luciana Santos, hoje vice-governadora de Pernambuco, que em parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) já beneficiou 29 escolas, em oito municípios (Olinda, Paulista, Sanharó, Custódia, Correntes, Pesqueira, Mirandiba e Chã de Alegria). Ao todo serão 33 Telecentros com um o investimento é de R$ 1,1 milhão para a aquisição de equipamentos e infraestrutura.

A vice-governadora, Luciana Santos, destacou que um dos fatores mais importantes dos telecentros é o acesso que a comunidade poderá ter aos computadores. “O mais importante é que além dos alunos, a comunidade terá acesso ao telecentro. Isso é um compromisso que vai além dos muros da escola, fazendo com que a escola tenha um diálogo com a população, fazendo dela (a escola) por excelência um local de ensino e aprendizagem, pois o maior patrimônio que a gente pode ter é a educação. É nossa maior riqueza”, ponderou.

A ação, que beneficia não somente os alunos e, sim, os jovens, adultos e idosos moradores da comunidade próxima à unidade de ensino, visa ampliar o nível de conhecimento e informações do público beneficiado. O telecentro vai oportunizar comunicação e interação entre as pessoas e melhorar a capacidade de articulação de grupos e entidades locais.

A gestora da Secti, Luciana Távora, que estava representando o secretário Aluísio Lessa, destacou a importância da ação de inclusão digital que a Secti vem coordenando nas escolas da Região Metropolitana do Recife, e desejou aos alunos que eles possam aproveitar da melhor forma os novos equipamentos. “Hoje o mercado de trabalho está cada vez mais voltado para as tecnologias digitais, e aqui vocês (os estudantes) terão oportunidade de ter um melhor acesso à tecnologia, e isso vai possibilitar um melhor ingresso ao mercado de trabalho”, pontuou.

Telecentro – Voltados para a inclusão digital, os espaços vão oferecer ainda cursos básicos de informática. Cada unidade beneficiada recebe equipamentos e mobiliários, além de computadores (Servidor e Estações de Trabalho), um roteador, uma impressora multifuncional, switch, projetor multimídia, câmera IP, tela de projeção, televisor de 42 polegadas e ar condicionado.

 

Confira mais fotos: https://photos.app.goo.gl/8fUe6XHfeCNeebBg7