CMA tem profissional na final do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI)

by Marta Maranhão
1 mês ago

Anthony Lins faz parte do Confere.AI

Anthony Lins, co-orientador do curso de Residência Tecnológica em Inteligência Artificial, ministrado no Centro de Manufatura Avançada (CMA), do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), faz parte de um dos projetos finalistas do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina, o Confere.AI.

O projeto, anunciado nesta segunda-feira (11), como um dos selecionados, é fruto de uma parceria entre o Sistema Jornal do Commercio, a startup Verific.AI, além de professores do mestrado em Indústrias Criativas, da Universidade Católica.

Sendo, portanto, o primeiro programa de aceleração de projetos inovadores no jornalismo proposto pelo Google na região, o desafio recebeu mais de 300 inscrições de diversos países. A ideia do Confere.AI é desenvolver uma ferramenta que potencialize a capacidade do cidadão comum de checar a desinformação, as chamadas “notícias falsas”, nas eleições municipais de 2020.

A solução irá funcionar por meio de aplicativos para os sistemas operacionais Android e IOS e, também, via website. Ela poderá ser utilizada por qualquer pessoa que deseje checar se a notícia é verdadeira ou falsa.

“É uma grande honra para nós fazer parte dessa iniciativa promovida pela empresa Google. Estar no grupo dos finalistas junto a vários projetos da América Latina, nos deixa extremamente contentes, mas com os pés no chão pois sabemos da responsabilidade que é daqui por diante”, destacou Anthony Lins.

O Desafio Google recebeu inscrições de toda a américa latina. Os 30 vencedores da edição de 2019 receberão cerca de R$ 16,5 milhões de reais para o financiamento dos projetos.