Secti sedia palestra Cidades 4.0: a contribuição da pesquisa pública na melhoria dos centros urbanos

by Marta Maranhão
2 meses ago
61 Views

Evento aconteceu dentro das ações do REC´n`Play

Nesta quinta-feira (03), o segundo dia do REC´n´Play, teve início na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com uma palestra sobre Cidades 4.0: a contribuição da pesquisa pública na melhoria dos centros urbanos.

Com o auditório do órgão lotado, Hilson Gomes Vilar de Andrade, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Manoel Henrique de Oliveira, também do IFPE, Edna Barros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rômulo César Carvalho de Araújo, do IFPE e do Instituto Nacional de Engenharia de Software (UFPE) falaram para o público presente sobre os projetos que podem tornar a vida da população mais prática e mais eficaz. Seja no âmbito do consumo de água ou no transporte público.

Na ocasião, Henrique de Oliveira destacou o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (Energif). “Ele atua em 657 unidades de ensino, que estão distribuídos em nove polos”, disse ele, ao destacar que o programa se expandiu nas áreas de energia solar, bioenergia, e energia eólica.

Já Edna Barros, destacou o projeto desenvolvido por ela e por uma equipe de alunos do IFPE. O chamado Nomu. Sistema de tempo real para monitorar a quantidade de água existente em cisternas e tanques. “Vários países sofrem com a falta de água, entre eles, países da África e, até mesmo, uma província da China com mais de três mil habitantes”, finalizou.

O REC´n´Play segue até o próximo dia 05, com mais de 300 atividades. Até lá, serão quatro dias de shows, experiências, Palestras e oficinas, nas áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes.