PRIMEIRO DE OITO NOVOS TELECENTROS É INAUGURADO NO ALTO DO PASCOAL

by admin
2 meses ago

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, acompanhado da governadora em exercício Luciana Santos, e do secretário estadual de educação em exercício, João Charamba, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (09.09), o Telecentro do Alto do Pascoal, na Escola Estadual Rotary. O equipamento é um dos 33 que estão/serão instalados no Estado. A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,1 milhão, por meio de parceria entre Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Esta é a segunda etapa do projeto. Após a criação de 25 unidades, o bom uso do recursos possibilitou a implementação de mais oito Telecentros.

Voltados para a inclusão digital, os espaços oferecem cursos básicos de informática. A população das comunidades em que estão instalados os Telecentros tem livre acesso à internet. Além do aprendizado, a ação busca contribuir para o desenvolvimento sustentável local.

Na ótica de Aluísio Lessa, os Telecentros facilitam o acesso à informação e impulsionam a articulação de grupos e entidades locais, que passarão a contar com uma ferramenta de grande suporte. “A ação não beneficia somente os alunos, como também jovens, adultos e idosos moradores da comunidade que abriga a unidade de ensino. Os Telecentros ampliam o nível de conhecimento e informação do povo”, declarou.

Autora da emenda parlamentar, no período em que era deputada federal, que possibilitou a ação, Luciana destacou a importância da iniciativa. “O governador Paulo Câmara trata educação como prioridade. Os Telecentros se somam aos esforços do Governo do Estado em manter Pernambuco com a melhor educação pública do Brasil, declarou.

Cada unidade é equipada com computadores (Servidor e Estações de Trabalho), roteador, impressora multifuncional, switch, projetor multimídia, câmara IP, tela de projeção, televisor de 42 polegadas, ar condicionado split, armário, mesas e cadeiras.