ROTAS DE TIC: REPEPE É APRESENTADA AO COMITÊ GESTOR LOCAL DO PROGRAMA

by admin
5 meses ago

O modelo de negócio da Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE), baseado em parcerias e contrapartidas, foi apresentado nesta segunda-feira (02/09) aos membros do comitê gestor local do programa “Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”, do Ministério do Desenvolvimento Regional, coordenado localmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti.

O Secretário-executivo de C&T, Leonildo Sales, apresentou o modelo de negócio e as etapas concluídas da RePEPE, e destacou ainda como o atual status do programa pode beneficiar na melhoria da banda larga para alavancar o setor de TIC, tanto na Região Metropolitana, quanto em todo território do Estado. A Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE) levará banda larga de alta performance até 20 municípios pernambucanos, beneficiando centros de pesquisa e ensino, e unidades de saúde.

“Estamos dando exemplo de gestão pública no que se refere a parcerias público-privadas. O compartilhamento de infraestrutura proposto pela RePEPE é item fundamental para melhorar a estrutura de banda larga necessária para os centros de pesquisa e ensino do estado”, explicou Sales.

O comitê gestor local do Rotas de TIC vem realizando semanalmente encontros para debater ações que podem dar suporte na conexão entre o setor de TIC com as demais cadeias produtivas do estado. O objetivo é construir o diagnóstico territorial e traçar uma estratégia de ação compartilhada, elencando projetos que poderão ser desenvolvidos por integrantes do polo de TIC.

A ideia é alinhar as ações propostas junto às metas da Estratégia de CT&I do Estado de Pernambuco, incluindo a participação dos atores do Sistema Pernambucano de Inovação – SPIN e de representantes dos municípios da RMR.