Uso da TI na prevenção dos desastres em encostas foi tema de palestra na Facepe

10 meses ago

Iniciativa faz parte das novas ações da Facepe que visa colocar seus laboratórios a favor da sociedade

A Fundação de Amparo a Ciência de Pernambuco (Facepe), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou, no dia 07 de agosto, um encontro para debater o uso da Tecnologia da Informação (TI) na prevenção dos desastres em encostas. Na ocasião, o secretário da pasta, Aluísio Lessa, fez a abertura do evento que, além do presidente da Facepe, Fernando Jucá, também contou com os seguintes palestrantes: Roberto Coutinho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Meira, cientista chefe do CESAR e Alexandre Gusmão, professor da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento foi fechado para entidades ligadas ao tema.

A palestra, que teve o seguinte tema central: Tecnologia de Informação e Gestão de Riscos Aplicadas a Redução de Desastres em Encostas Urbanas, acontece na sede da Facepe, localizada na Madalena. O evento teve como objetivo debater o uso da tecnologia da informação e gestão de risco aplicada a redução de desastres em encostas naturais.

“Esse é um exemplo de que fazer inovação é usar a Ciência e a Tecnologia em favor de qualquer área e atividade. Então essa oficina de inovação que é organizada pela Facepe, órgão ligado à Secretaria, vem fazer essa aproximação entre os atores envolvidos. Sabemos que com determinação, meta e a cooperação de todos, é possível evitar essas tragédias que, só neste semestre vitimou mais de 20 pessoas. Aqui estamos discutindo tecnologia a favor da população”, disse Lessa.

Segundo Jucá, a iniciativa faz parte da atual política da Facepe que visa identificar competências nos centros de estudos e, assim, colocar os laboratórios do órgão a favor da sociedade. “Sabia que em Recife 500 mil pessoas moram em área de encostas ou morros? Esse número chega a 700 mil pessoas quando fazemos referência a Região Metropolitana do Recife”, afirmou ele, ao destacar que, essa preocupação vem à tona quando a cidade tem chuvas acima da média e, consequentemente, sérios problemas nas encostas perdendo a resistência do solo o que leva a ruptura das encostas ocupadas. “O processo altera a geometria e é exatamente isso que ocasiona os deslizamentos provocando os acidentes graves ou com vítimas”, destaca ele, ao informar que, Recife e Olinda contabilizaram juntos mais de 20 mortes, consequência das últimas chuvas que caíram em Recife e Olinda.

Roberto Coutinho destacou que a palestra teve como tema central os aspectos de preservação. “Destacamos ações estruturais, no que se refere às obras realizadas no entorno das encostas e, também, ações não estruturais a exemplo da educação da população. Acredito, inclusive, que se a gente colocar a população como corresponsável é fundamental para o planejamento urbano”, disse.

Segundo ele, é importante que a sociedade conte com o trabalho conjunto dos governantes nas esferas municipais, estaduais e federal. “Entre outros fatores, para que a gente chegue em um nível de excelência em relação as encostas, é importante integrar, por exemplo, o trabalho dos agentes de saúde a ação para que eles levem um trabalho educativo para a população, é preciso, também, que a gente reconheça o pessoal que atua na carreira da defesa civil porque enxergar eles como enxergamos é diminuir a importância que eles têm. Hoje eles são vistos como técnicos”, pontuou Coutinho, ao informar que, é importante ter uma base de conhecimento no que se refere ao conhecimento de novas tecnologias. “Com o uso da tecnologia é possível ter acesso a uma base de conhecimento maior. A informação chega mais rápida e a interação entre os governos é possível com mais rapidez”, finalizou.

Silvio Meira destacou que para tentar solucionar os problemas das encostas é preciso tornar a cidade digital. “É preciso usar a tecnologia de informação e comunicação para tornar sua infraestrutura e serviços públicos mais interativos, inclusivos, eficientes e visíveis para os cidadãos e negócios aumentando, assim, a qualidade e redução de custos e desperdícios”, destacou ele, ao deixar claro que é preciso criar uma plataforma digital sobre o qual um conjunto de aplicações consiga servir um ecossistema de múltiplos agentes formados por administrações, empresas e cidadãos.