Encontro debate uso da Tecnologia da Informação na prevenção de desastres em encostas

10 meses ago

Iniciativa da Facepe faz parte das novas ações da fundação que visa priorizar
recursos em pesquisas a favor da sociedade

Na próxima quarta-feira (07), a Fundação de Amparo a Ciência de Pernambuco (Facepe), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza um encontro para debater o uso da Tecnologia da Informação – TI na prevenção de desastres em encostas. Na ocasião, o secretário da pasta, Aluísio Lessa, fará a abertura do evento que, além do presidente da Facepe, Fernando Jucá, também contará com os seguintes palestrantes: Roberto Coutinho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Meira, cientista chefe do CESAR e Alexandre Gusmão, professor da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento é fechado para entidades ligadas ao tema.

A palestra, que tem o seguinte tema central: Tecnologia de Informação e Gestão de Riscos Aplicadas a Redução de Desastres em Encostas Urbanas, acontece na sede da Facepe, localizada na Madalena, às 15h30. O evento tem como objetivo debater o uso da tecnologia da informação e gestão de risco aplicadas a redução de desastres em encostas naturais.

Segundo Jucá, a iniciativa faz parte da atual política da Facepe que visa identificar competências nos centros de estudos e, assim, colocar os laboratórios do órgão a favor da sociedade. “Sabia que em Recife 500 mil pessoas moram em área de encostas ou morros? Esse número chega a 700 mil pessoas quando fazemos referência a Região Metropolitana do Recife”, afirmou ele, ao destacar que, essa preocupação vem à tona quando a cidade tem chuvas acima da média e, consequentemente, sérios problemas nas encostas perdendo a resistência do solo o que leva a ruptura das encostas ocupadas. “O processo altera a geometria e é exatamente isso que ocasiona os deslizamentos provocando os acidentes graves ou com vítimas”, destaca ele, ao informar que, Recife e Olinda contabilizaram juntos mais de 20 mortes, consequência das últimas chuvas que caíram nos municípios.

Roberto Coutinho explicou que a palestra terá como tema central os aspectos de preservação. “Vamos destacar ações estruturais, no que se refere as obras realizadas no entorno das encostas e, também, ações não estruturais a exemplo da educação da população. Acredito, inclusive, que colocar a população como corresponsável é fundamental para o planejamento urbano”, disse.

Segundo ele, é importante que a sociedade conte com o trabalho conjunto dos governantes nas esferas municipais, estaduais e federal. “Entre outros fatores, para que a gente chegue em um nível de excelência em relação as encostas, é importante integrar, por exemplo, o trabalho dos agentes de saúde a ação para que eles levem panfletos educativo para a população, é preciso, também, que a gente reconheça o pessoal que atua na carreira da defesa civil porque enxergar eles como enxergamos é diminuir a importância que eles têm. Hoje eles são vistos como técnicos”, pontuou Coutinho, ao informar que, é importante ter uma base de conhecimento no que se refere ao que diz respeito ao que chamamos de novas tecnologias. “Com o uso da tecnologia é possível ter acesso a uma base de conhecimento maior. A informação chega mais rápida e a interação entre os governos é possível chegar em uma velocidade menor”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO:

15h30 – Abertura

15:40 – Palestra do Dr. Silvio Meira – Professor associado da FGV, Professor emérito do CIn, Cientista do CESAR, Conselho de Administração do Porto Digital

16:10 – Palestra do Dr. Roberto Coutinho – Professor titular da UFPE, com atuação nacional na análise e gestão de risco em encostas ocupadas e redução de desastres naturais e induzidos.

16:40 – Coordenador de debates: Dr. Alexandre Gusmão – Professor UPE.

PÚBLICO ALVO:

Governo do Estado: FIDEM, Secretaria de Planejamento/Plano Diretor, APAC – Agencia Pernambucana de Águas e Clima, Defesa Civil Estadual.

Prefeituras: Representantes da Secretaria de Planejamento / Obras e da Defesa Civil.

Municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Olinda, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima

SERVIÇO:

DATA: 07/08/2019

HORA: 15h30

LOCAL: FACEPE: Rua Benfica, 150 |Madalena| Recife.