Pernambuco pronto para alavancar negócios da Indústria 4.0

by Aurino Rosendo
6 meses ago

Em São Paulo, o governador Paulo Câmara e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, dedicaram a quinta-feira (30.05) para divulgar o nome de Pernambuco para importantes empresários do setor automotivo e selar a parceria com o Inovabra Habitat, do Bradesco, que vai oferecer suporte às startups do Ecossistema de Inovação em negociações na capital paulista.

“Quando se senta à mesa, quando se conversa, formam-se parcerias exitosas, que realmente fazem a diferença nos negócios, num ambiente como o que estamos vivendo. Para nós, é muito importante ampliar o sonho que Pernambuco tinha lá atrás, de ter um pólo automotivo. Um sonho que se transformou em realidade. A gente não quer ter apenas uma fábrica, mas um pólo de sistemistas. Temos uma parceria (com a FCA) que resultou num centro de pesquisas e desenvolvimento que pensa o futuro da indústria automobilística”, pontuou o governador,

Após o encontro de negócios com representantes da Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (ABRACAF), o governador Paulo Câmara participou, também da formalização da parceria entre o Porto Digital e o Inovabra/Habitat. A cooperação vai promover uma presença mais efetiva do ambiente de inovação pernambucano no parque tecnológico paulistano. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, também esteve presente ao evento.

O Inovabra Habitat foi criado pelo Bradesco para promover a geração de negócios baseados nas tecnologias que transformam o mundo de hoje. Abrangendo cerca de 20 setores da economia, a iniciativa tem incentivado a inovação de alto impacto e gerado valor para empresas e sociedade por meio da colaboração entre startups, consultores, mentores e investidores.

O espaço tem capacidade para 180 startups e 50 empresas de tecnologia, divididos em 1.500 posições. Entre os eixos tecnológicos trabalhados pelo Bradesco no novo espaço estão Blockchain, Big Data e Algoritmos, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e APIs e Plataformas Digitais.

“Acreditamos muito na força de toda a cadeia produtiva dos negócios 4.0. A parceria entre o Porto Digital e o braço de inovação patrocinado pelo Bradesco já nasce colocando em contato 600 empresas de ponta na busca de soluções tecnológicas para o Brasil e o mundo”, destacou Paulo Câmara.