Laboratório de Prototipação Mecânica do Parqtel entra em operação

by Ailton Pedroza
4 anos ago
1536 Views

Mais um equipamento do Parque de Eletroeletrônicos e Tecnologia Associada – Parqtel, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, entrou em operação esta semana. O serviço de usinagem do Laboratório de Prototipação Mecânica (LPM) do Centro de Pesquisa e Inovação em Manufatura Avançada (CMA) do Parqtel oferece serviços de prototipagem mecânica para indústrias, empresas, institutos de ciência e tecnologia e instituições de serviço e pesquisa. Também pessoas físicas poderão usar os serviços de prototipagem.

O equipamento modelo ROMI –D800 funciona como uma impressora 3D para blocos e chapas metálicas, possibilitando a produção peças em alumínio, ferro e aço. A Associação das Empresas do Parqtel está responsável pela operacionalização e execução das atividades de prestação de serviço de Prototipagem Mecânica (PSPM), através da permissão de uso do Centro de Usinagem.

A Associação, que foi selecionada através da Chamada Pública 001/2006, será responsável pelo uso do equipamento e pelos custos operacionais, podendo cobrar dos usuários o custo de produção fixado no valor máximo de R$116,11 (cento e dezesseis reais e onze centavos) por hora do serviço de usinagem.

“Além de produzir peças de reposição para determinados equipamentos, essa máquina também possibilita a confecção de envoltos para sistemas eletroeletrônicos, permitindo assim a produção de protótipos mais elaborados e com custo acessível”, explicou o gestor do CMA, Eurico Moura.

Os interessados em utilizar o equipamento podem submeter seus projetos através do e-mail pe.parqtel@gmail.com. Cada projeto será avaliado por uma equipe técnica para verificação de viabilidade. Os serviços estão disponíveis para pessoas físicas e jurídicas com um custo de R$116,00 por Hora.

Confira aqui o equipamento em funcionamento